sábado, 6 de maio de 2017

25 de Abril no Seixal.


É uma honra estar perante Vós em representação da Associação Conquistas da Revolução. O Vosso acolhimento fez de mim um privilegiado. Obrigado.
Estamos a comemorar o 25 de Abril de 1974, Que sentido darmos a esta acção, vivendo nós num mundo incerto, inseguro, instável, profundamente desigual?
O relembrar um dia fantástico, pleno de alegria e de fraternidade, por muitos dos que aqui estão vivido intensamente? Claro que sim, mas não apenas.
O relevar uma data histórica de enorme importância neste País a caminho de 900 anos de uma vida colectiva, onde assinalar datas marcantes da sua evolução é imperioso para as novas gerações sentirem orgulho em ser Filhos de Portugal? Claro que sim, mas não apenas.
Comemorar o 25 de Abril de 1974 é, tem de ser, bem mais do que isso. Tem de ser uma Convocatória para olharmos para nós, cada um de nós e todos, para nos descobrirmos: de onde viemos, quem somos, para onde vamos?
É um desafio tremendo este. E não será nem fácil, nem asséptico, nem inócuo. Será até, por vezes, bem difícil e doloroso.
Mas é cada vez mais necessário e urgente que aceitemos participar activamente nesse desafio, que pretende unir os nossos Passados, Presentes e Futuros num fio condutor em que nos reconheçamos Inteiros e Livres.
Do Passado, é imprescindível relembrar, e aqui prestar homenagem a todos quantos, mulheres e homens, se empenharam, lutaram, sofreram, morreram, por nunca terem desistido de construir um mundo melhor, para si, para todos, mas sobretudo para as novas gerações de portugueses.
De facto, o primeiro acto desta comemoração/convocatória do 25 de Abril é assumir que esse dia libertador só foi possível porque muitos abriram caminhos e portas para que ele acontecesse, mesmo com sacrifício da própria vida. Porquê? Esses muitos que lutaram antes de nós e por nós, o fizeram sustentados e apoiados em Valores que nunca abandonaram, os Valores que nos transmitiram pelo seu exemplo.
Valores como os que estão aqui representados por Vós – o Poder Local que nos é imprescindível para nos afirmarmos de corpo Inteiro na construção comum de um País soberano e independente. O Poder Local que a própria Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia reconhece como indispensável para que a construção dessa União aconteça pelas mãos abertas e libertas dos trabalhadores, os dignos continuadores dessas lutas, pois é neles que reside a soberania, e sem eles não seria, não será, possível.
Valores com os três “D” que o 25 de Abril inscreveu no seu Programa: Democratizar, Desenvolver, Descolonizar.
Poderemos dizer, hoje, que esses três “D” estão cumpridos? Não, não podemos. Falta-nos muito trabalho, individual e colectivo. Porquê? Olhemos para cada um deles.
Democratizar. A democracia não se esgota na participação, de tantos em tantos anos, em eleições, mesmo se livres e democráticas. Embora a Constituição imponha a participação activa de todos nós na vida politica do País – a que chama Democracia Participativa – confrontamo-nos com uma “governação pelo povo”, como se os eleitos fossem substitutos do povo; e com uma “governação para o povo”, como se o povo fosse incapaz de participar activamente nessa governação.
Falta-nos construir a “governação Com o povo”.
Desenvolver. Todo o progresso cientifico, tecnológico e técnico tem – ou deve ter – como objectivo primordial, elevar os níveis de bem-estar de todos os seres humanos. Esse progresso poderá criar condicionantes de vária ordem, e até muito significativas, afectando as escolhas e opções que temos que fazer e assumir. Mas se esse progresso cria instrumentos que passam a ser determinantes, secundarizando ou mesmo excluindo as pessoas, então o Desenvolvimento deixará de ser conduzido por Valores.
Falta-nos reverter esta situação e colocar de novo as pessoas com fim primordial do Desenvolvimento.
Descolonizar. A independência das ex-colónias e a constituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa expressam o cumprimento deste “D”. No entanto, hoje, somos nós próprios que nos temos de “descolonizar” em relação à “união económica e monetária”, ao “euro”, ao “tratado orçamental”, às “ instituições da união europeia” que, demonstradamente, actuam segundo interesses que secundarizam, menosprezam, excluem a soberania do país.
Falta-nos impor uma igualdade de facto entre todos os Estados-Membros da União Europeia, sem a qual a União Europeia será tudo menos uma união em que as pessoas de todos os Estados-Membros se reconheçam Inteiras, Livres, Iguais e Solidárias.
Desta breve análise dos três “D” do Programa do MFA podemos realçar que o que falta cumprir em todos eles é assumir, definitivamente, o primado das pessoas, essencial para o seu cumprimento integral.
Estando as pessoas no coração de cada um desses “D”, tal acontece porque há um outro “D” para cumprir: Dignificar.
Porque a Dignidade é o fim de qualquer ser humano, expressa na autonomia e na independência com que faz as suas escolhas e assume as consequências dessas escolhas.
Porque a Dignidade de cada um de nós se transporta para a Dignidade da Comunidade a que pertencemos em que nos revemos inteiros e livres, dentro da qual participamos activamente na construção de um Futuro comum, Nosso.
Comemorar Abril é assumirmos que somos convocados para darmos o melhor de nós para que estes quatro “D” se cumpram.


Apresentado na Comemoração do 25 de Abril com os trabalhadores da Camara Municipal do Seixal em 28 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário